quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Fullmetal Alchemist: The Movie (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 15/04/2006.

Alternativos: Gekijouban Hagane no Renkinjutsushi - Shanbara wo Yuku Mono, Fullmetal Alchemist: The Movie - Conqueror of Shambala, HagaRen the Movie
Ano: 2005
Diretor: Seiji Mizushima
Estúdio: BONES
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 105 min
Gênero: Aventura / Comédia / Drama





Em Munique, no ano de 1923, numa Alemanha povoada por nazistas, é o começo do longa metragem de Fullmetal Alchemist: The Movie - Conqueror of Shambala. Diferente da série, este filme mostra a vida dos irmãos Edward e Alphonse Elric de uma forma mais normal, sem o uso da alquimia, pois Ed já não pode usá-la. Mas como isso se tornou possível? Infelizmente, pela primeira vez terei que fazer um "spoiler", ou então quem ainda não assistiu, não vai entender nada.

Spoiler!!
No ultimo episódio de Fullmetal Alchemist, Alphonse, o mais jovem dos irmãos, se sacrificou para, com isso, devolver Edward a seu corpo original. Mas como o princípio básico da alquimia é a "troca equivalente", Al trocou o que lhe restava, ou seja, sua alma, ficando assim confinado no Portal. Mas Ed, sofrendo angustiadamente pela perda do irmão, resolve, como golpe final, trazer Al de volta, entregando seu corpo com sacrifício, ou seja, oferecendo algo de igual valor para manter seu irmão no mundo real. E, por fim, acaba sendo mandado novamente a Munique, vivendo em um mundo paralelo.

O filme se inicia com Edward e seu irmão Alphonse indo a uma feira fazer uma demonstração de um invento. No caminho, após um pequeno acidente provocado pela imprudência de Ed, eles acabam pegando carona, quando conhecem uma cigana chamada Noah. Mas Alphonse não é o mesmo, pois ambos estão em um mundo paralelo, e ele está mais velho, com a personalidade um pouco alterada e com problemas, os quais não quer compartilhar.

Noah esta sendo perseguida por um grupo que deseja seu poder de adivinhação, pois ela consegue ver as verdadeiras intenções e fazer previsões assustadoras apenas tocando as pessoas. Num momento de desespero ela foge e acaba encontrando novamente Edward. Após salvar Noah é que a história realmente começa a se desenvolver. Nesse novo mundo, Ed não possui o poder de alquimista e, dessa forma, leva uma vida normal, dedicando-se juntamente com o irmão à fabricação e desenvolvimento de experiências com foguetes. E, paralelamente a isso, no mundo real, Alphonse segue na sua procura do conhecimento alquímico necessário, buscando, dessa forma, uma maneira de trazer seu irmão de volta ao mundo real. Duas histórias paralelas se desenvolvem num ritmo acelerado, cada uma em seu mundo, cada um dos irmãos buscando descobrir o caminho da união. 





Os outros personagens da série de TV aparecem, como o Coronel Mustang, agora rebaixado a um simples Cabo, irreconhecível no inicio do "movie" e maravilhoso no seu final. Armstrong continua com seu "quase balé" enquanto luta, Winry ainda tem a mesma personalidade, extremamente mãezona. Hughes agora é um partidário nazista... nessa nova história os dois mundos são totalmente às avessas .

O vilão da história, na realidade, é uma vilã: Bertrine Eckhearth, a presidente da nação, que não passa de uma mulher cheia de cobiça, ambição e maldade. Tudo o que ela deseja é encontrar Shanbara, uma nação, uma utopia sem Guerra, fome ou doenças... e para isso, não mediria esforços e destruiria tudo que estivesse em seu caminho. Mas com o passar do "movie", nota-se que suas ambições vão muito além disso, e sua ganância acaba se sobrepondo a tudo.

É fácil notar que muitos acontecimentos se dão na época da eclosão da segunda Guerra Mundial, a analogia a Hitler corre solta durante a maior parte do "movie", mas não há como negar que esses são fatos históricos realmente marcantes. Inclusive, diversos incidentes que realmente fazem parte da história são citados, como o Thule (Thule-Gesellschaft), um grupo secreto nazista, mas com a introdução de fatos novos, como a presença do pai de Ed e Al, o Doutor Hoenheim, cujo único desejo é devolver seu filho ao próprio mundo, pois ele pouco aparece durante o decorrer da história, só o que se sabe é que ele desapareceu de uma hora para outra, sem deixar vestígios, mas sua presença é fundamental para o desfecho do "movie". É dessa forma que chegamos ao auge do anime, onde sacrifícios são feitos sem questionar os meios, para se atingir o objetivo final. Dois mundos, dois irmãos, duas histórias correndo paralelas, interligadas e, ao mesmo tempo, independentes. Cada ato em seu mundo pode ou não abrir o portal para Shanbara.

Dirigido por Seiji Mizushima, e lançado em 2005 pelo Studio Aniplex, o "movie" é um "show" de qualidade quando se fala de enredo, e a animação também não faz feio, não tem nada de excepcional mas é muito bem trabalhada, e é óbvio que a trilha sonora não poderia ficar atrás, belíssimas canções embalam toda a história.



Hyde, do famosíssimo líder do grupo L'Arc en Ciel, emprestou sua genialidade à abertura, escrevendo e cantando a abertura, chamada "Link". E há ainda muitas outras canções, nas quais se misturam o ritmo cigano com toadas espanholas, como em "The Alchemic World, Kelas, Réquiem" um verdadeiro show à parte. Com tantas qualidades, Fullmetal Alchemist: The Movie deve ser visto pelos fãs da série, pois aqueles que não a assistiram ficarão perdidos, pois ele da seqüência à série. O final em aberto está levando os fãs à loucura! E, segundo os comentários feitos na net, um ova e uma nova série estão sendo produzidos, mas isto por enquanto é apenas boato. Assistam: vale a pena até o ultimo segundo.


OBS: Alphonse Heindrich foi colocado como irmão de Edward, para evitar "spoilers" enormes sobre o enredo e assim facilitar o entendimento. Sua presença serve para preencher a falta do verdadeiro irmão de Ed em Munique.

Cátia Nunes