quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ghost in the Shell (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 01/01/2004.

Alternativos: Kokaku Kidoutai, O Fantasma do Futuro
Ano: 1995
Diretor: Mamoru Oshii
Estúdio: Bandai Visual / Production I.G.
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 83 min
Gênero: Sci-Fi / Cyberpunk / Violência





No ano de 2029, as máquinas estão integradas à sociedade. Nessa época, "alguns" seres humanos, aproveitando-se dessa tecnologia, transformaram seus corpos em máquinas perfeitas. A criminalidade já não existe de forma tão ameaçadora. O que realmente apavora a população são os "hackers". Crimes virtuais são o verdadeiro caos. E eles possuem tantos ou mais conhecimentos que a própria polícia, que não consegue impedi-los de forma eficiente. 

Para combatê-los, o Ministério das Relações Exteriores criou um projeto conhecido como "2501" ou "Puppet Master" (Mestre das Marionetes), que é um tipo de "agente" (programa) capaz de invadir, saquear e abandonar, em milésimos de segundos, qualquer sistema sem deixar rastros. Mas um grande erro foi cometido... eles deram a esse "agente" uma capacidade humana: assimilar conhecimentos. Em termos bem simplórios: um programa que poderia ficar inteligente. E com o tempo, esse "agente" se auto-denominou um ser vivo, e por este motivo quer estar "fora", isto é, sair do programa e adentrar ao mundo real. O Internal Bureau of Investigation ("IBI" - uma entidade criada após a Terceira Guerra Mundial, composta por vários países, com o objetivo de evitar novas guerras), desconfia vagamente do envolvimento do governo japonês com um hacker extremamente habilidoso, conhecido apenas pelo codinome de "Puppet Master". O vazamento dessas informações poderiam acabar com o governo do Japão. O Ministério tem que recuperar o "agente", mas este tornou-se inteligente demais, e começa a chantageá-los com as informações que conseguiu, inclusive ameaçando denunciar a sua própria existência. A trama de Ghost in the Shell está pronta.

Aqui entra em cena, para ajudar a capturar o Puppet Master, a Major Motoko Kusanagi, membro de uma unidade especial da polícia japonesa (Seção 9), treinada para combate em situações altamente perigosas. E, juntamente com ela, seus parceiros: Bateau, outro ciborgue, uma pedra de gelo quando se trata de emoções, extremamente leal e companheiro; também faz parte da equipe o oficial Togusa, o único humano a fazer parte deste grupo. Como a própria Major diz: "máquinas perfeitas são previsíveis, é necessário alguém que não seja tão perfeito, para que o grupo se torne perfeito" (será que isso era algum tipo de elogio ao oficial Togusa? Vai saber?!?!?!). Falar mais sobre os personagens e seu envolvimento com o Mestre das Marionetes acabaria com qualquer expectativa daqueles que ainda não assistiram a este belíssimo "movie".





Este "anime-movie" foi levado ao público brasileiro com o nome de "O Fantasma do Futuro", e surgiu de um mangá homônimo criado por Masamune Shirow e lançado entre os anos de 1989 e 1990 (mas existem algumas diferenças entre o anime e o mangá), além de ser uma das poucas obras que podem ser encontradas em locadoras brasileiras. A versão do "movie" foi produzida em 1995 pelos Studios I.G e dirigida, de forma independente, pelo genial Oshii Mamoru (o mesmo de Jin-Roh e Patlabor - duas jóias da animação!), com colaboração de uma equipe de peso: o diretor musical Kenji Kawai (Patlabor, Patlabor 2, Devilman, Vampire Princess Miyu, Ranma 1/2, Maison Ikkoku); o diretor artístico Hiromasa Ogura (Patlabor, Patlabor 2, Wings of Honneamise, Appleseed, Ninja Scroll, Giant Robo, Nadia); projeto mecânico, a cargo de Shoji Kawamori (diretor de Macross, Macross: Do You Remember Love?, Macross 7, Moldiver Tv, Gundam, Dangaioh); animação a cargo de Toshihiko Nishikubo (co-diretor em Patlabor 2 e supervisor em Shurato); e a produção a cargo de Yoshimasa Mizuo / Ken Iyadomi (os mesmos de "Akira"... precisa mais?? ^__^), além de muitos outros. 

E dele surgiu ainda Ghost in the Shell: Stand Alone Complex, com 52 episódios, produzidos pela IG em 2002, e esta história transcorre num universo paralelo, onde a Major Kusanagi jamais se encontra com o Puppet Master. Como uma consideração final: se não gostaram do "movie" ou ficaram cheios de perguntas, sugiro que leiam o mangá. É bastante interessante e esclarece muito sobre a história. Inclusive partes que foram censuradas, por exibir um certo "lesbianismo" explícito como uma possibilidade cibernética; e outras coisas que, digamos, entrariam em confronto religioso, como as constantes comparações com Deus (na hora da criação do homem ou atingir a perfeição de Deus). Mais uma informação: o "Kusanagi", usado como nome de um dos personagens, tem uma referência mitológica: Kusanagi é o segundo nome da espada retirada de Orochi (Kusanagi no Tsurugi), que foi presenteada ao neto da deusa Amaterasu (Deusa do Sol), Niniji. Este, por sua vez, se tornou o avô do Imperador Jinmu, o Primeiro Imperador do Japão.


 

Abram suas mentes ao assistir a Ghost in the Shell, e irão entendê-lo logo de cara. Do contrário, irão assisti-lo 10, 20 vezes e não encontrarão sentido algum.

(Por que não dei 100%?? Porque sou cri-cri!! ^O^)

Cátia Nunes