quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ranma 1/2 (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 01/01/2004.

Alternativos: Ranma Nibun no Ichi
Ano: 1989
Diretor: Tomomi Mochizuki / Junji Nishimura / Koji Sawai
Estúdio: Kitty Films
País: Japão
Episódios: 161
Duração: 30 min
Gênero: Aventura / Romance / Comédia



½?? Meio de quê?? Foi a pergunta que me veio a cabeça quando vi pela primeira vez o nome desse anime. Como uma boa animaníaca, resolvi descobrir do que se tratava. E confesso que gostei muito do que li.

Umas das mangakas mais famosas do Japão, Rumiko Takahashi é a autora dessa série renomada, além de muitas outras de grande sucesso, como Urusei Yatsura, Maison Ikkoku e InuYasha. E "as séries" de Ranma 1/2 para TV são totalmente baseadas no manga homônimo, a obra máxima da autora, que começou a ser produzida em 1987.

Conta a história que Ranma Saotome, depois de passar algum tempo na China, retornou recentemente ao Japão para se casar e, assim, cumprir uma promessa feita por seu pai, Genma Saotome, a um grande amigo de infância. Ele vai morar com a família do senhor Soun Tendo, pai de três jovens: Akane, Nabiki e Kasumi. As três jovens não estão nada felizes em ser obrigadas a casar com um desconhecido, e acabam elegendo Akane, a mais nova, como sua pretendente. Ela fica extremamente descontente, pois é a única entre as irmãs que pratica artes marciais e detesta o contato com homens.

Assim que todos conhecem o jovem (de um modo bem estranho, já que Ranma aparece sendo arrastado por um urso Panda gigante), surge um grande problema: Ranma é uma menina!! Epa... será que houve algum erro de comunicação?? Tudo acaba sendo encarado como um desencontro de informações, e as quatro jovens se tornam amigas.





Kasumi sugere que Ranma vá tomar um banho, pois ela deve estar cansada da viagem... meio contrariada, ela segue o conselho. E Akane resolve fazer-lhe companhia: afinal, nada mais normal que duas amigas tomarem banho juntas. Mas tão logo ela entra no banho, dá de cara com um homem. Ela olha calmamente o jovem a sua frente, dá meia-volta, veste-se... e sai correndo, gritando, fazendo o maior escândalo, dizendo que existe um invasor na casa! ^____^" Heheh... já com uma mesa nas mãos (para quebrar na cabeça do invasor, hehe...), Akane encara o mesmo jovem, já vestido, que se apresenta como sendo Ranma Saotome. Ai! Ai! Ai! Ai!... Um caso de ódio a primeira vista!!

Mas isso ainda piora, pois existe uma verdadeira salada de personagens. O jovem Ryoga, por exemplo, sempre detestou Ranma, e há muito tempo lhe propôs um desafio, mas infelizmente, por possuir um senso de direção horrível, só chegou ao local marcado três dias depois da data marcada (dá-lhe P-chan!!!!). Para apimentar ainda mais nossa salada, surge Shampoo (Xi'an Pu), uma jovem amazona chinesa, que nutre por Ranma um amor quase assassino! ^___^" (ai!!!). Completando o tempero, quando volta a estudar, Ranma conhece Tatewaki Kuno. Por mais incrível que possa parecer, Kuno cai de amores pela versão feminina de Ranma (a deusa de trancinhas! aaaaai! ^_^), ao mesmo tempo em que odeia Ranma (homem), por este estar noivo de sua também amada Akane.

Mas, afinal de contas, Ranma é o quê?: Homem? Mulher? ½? O que tudo isso tem a ver com Jusenkyo, na China? Que diabos um urso Panda faz num consultório médico? Um pato apaixonado por uma gatinha? (aonde esse mundo vai parar!!) Podemos comer o Mousse (^____^"....heheheh...)? Por que o porquinho atravessou a rua? Não está entendendo? Com certeza você vai saber responder a essas perguntas assistindo e se deliciando com as situações engraçadíssimas armadas pelos outros personagens.



Ranma ½ atingiu a quantia fantástica de 161 episódios, divididos em 7 Seasons ("estações", ou seria melhor "estágios"), 12 OVA's e 3 filmes produzidos pela Kitty Films, em conjunto com a TV Fuji. Pelo que se sabe, a série TV de Ranma ½ estava sendo pleiteada por uma emissora brasileira, mas as negociações fracassaram e ficaremos mais algum tempo "chupando o dedo". Segundo a maioria dos "otakus" de plantão, as 2 primeiras partes são as melhores, com respectivamente 18 e 22 episódios. Apesar de ser muito difícil alguém ter as seasons finais (eu tenho, hehe...), assistam! Vale a pena!

Cátia Nunes