Alternativos: Lodoss Tou Senki
Ano: 1990
Diretor: Akinori Nagaoka
Estúdio: Kadokawa Shoten / Madhouse
País: Japão
Episódios: 13
Duração: 25 min
Gênero: Aventura / Drama / Fantasia
Segundo a lenda, há muito tempo aconteceu uma terrível batalha no continente de Alecrast entre dois deuses poderosos, Falis (Deus da Luz) e Falaris (Deus da Escuridão). Uma luta que parecia não ter fim, arrastando com eles outros deuses, até restarem apenas outras duas deusas que se enfrentaram em batalha: Kardis (Deusa da Destruição) e Marfa (Deusa da Criação). Kardis, que lutava com o deus da escuridão, foi derrotada e amaldiçoou Alecrast, mas para evitar que a maldição se alastrasse por todo o continente, a benevolente Marfa separou o pedaço amaldiçoado, transformando-a numa ilha, um continente isolado que se chamou "Lodoss".
Mas após algumas centenas de anos, Kardis ressuscitou como uma "deusa-demônio" que vive em um labirinto, na pequena ilha de Marmo. Muitos perderam a vida em suas mãos, até que um grupo de aventureiros consegue derrotá-la... mas um fôra seduzido pela escuridão. Nessa nova era, é chegada a hora em que um novo grupo de heróis deve levantar-se para proteger Lodoss.
No meio dessa confusão maravilhosa, surgem os heróis da história. Parn, o guerreiro, um jovem de apenas 18 anos que resolve seguir o mesmo caminho trilhado pelo pai. Seu objetivo é ser um cavaleiro de Valis. A série de OVA´s mostra que o pai de Parn, Tessius, era um Holy Knight (Cavaleiro Sagrado) que caiu em desonra. Despojado de seu título de nobreza, Tessius foi mandado à frente de batalha, o que causou sua morte, mas o próprio rei desmente essa história.
Etoh, o Clérigo, é amigo de infância de Parn. Fiel e companheiro, também age como mediador entre as brigas de Deedlit e Ghim, o anão. Ghim é meio rabugento, mas de bom coração, e a série faz questão de mostrar as diferenças entre elfos e anões. Slayn é um mago calmo e eficiente, mora na mesma vila de Parn e, como todos os outros personagens, ele também evolui muito no decorrer da série. No início, ele apenas usa magia para proteção mas, rumo ao final, seus poderes são avassaladores.
Deedlit, a Elfa da Luz (High Elf, tem 160 anos, o que corresponde a mais ou menos 17 anos humanos), é extrovertida, segura, forte, responsável, mas muito ciumenta. Ela é totalmente apaixonada por Parn, tem sempre como objetivo "o combate", nasceu na Forest of No Return (Floresta Sem Retorno) e seus inimigos naturais são os elfos negros da ilha de Marmo. Woodchuck, um ladrão de 40 anos, foi salvo por Parn e acaba se juntando ao grupo por gratidão. Ele é cômico, desbocado e atrapalhado, mas não é palhaço o tempo todo... na verdade, sabe manejar como poucos as adagas que sempre carrega. E, finalmente, Karla, a Bruxa Cinzenta, uma feiticeira misteriosa que ama profundamente Lodoss, mas acha que a ilha jamais deve ser unificada. Ela não está ajudando a lado algum, é a mediadora entre o bem e o mal.
Takeshi Kusao dublou de forma muito competente o jovem guerreiro Parn e, juntamente com ele, Yumi Touma completa o par romântico do anime, dublando a bela elfa Deedlit. A trilha sonora é quase impecável. "Adesso e Fortuna" (Honoo to Eien), o tema de abertura, é maravilhoso; "Hoshi no Ame" e "Kaze no Fantajia" são canções que merecem ser ouvidas no decorrer do anime. Lodoss Tousenki foi todo baseado numa série de RPG´s (Role Playing Game) que acabou virando romance (isso mesmo, um romance!), chamado "A Bruxa Cinzenta". Os OVA´s, predecessores da série de TV ("Chronicles Of The Heroic Knight"), são perfeitos! Repletos de ação, aventura e fantasia, possuem uma história extremamente convincente e foram maravilhosamente produzidos. Record of Lodoss War possui um total de 13 OVA´s, lançados em 1990 e 1991 pelo Studio Kadokawa Shoten, e deu origem a 27 episódios para a TV, os quais foram lançados no ano de 1998 pelo Studio AIC.
O enredo parece complicado, mas não é. Na realidade é bem simples: a luta entre o bem e o mal, num mundo onde só pode haver o equilíbrio. Na minha opinião, um anime que beira a perfeição.
Cátia Nunes