quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Samurai Deeper Kyo (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 10/05/2003.

Ano: 2002
Diretor: Junji Nishimura
Estúdio: Studio DEEN
País: Japão
Episódios: 26
Duração: 24 min
Gênero: Aventura / Histórico / Shounen




Se você curte histórias com Samurais contadas de forma tradicional, vai cair do cavalo rapidinho, e sugiro que você vá assistir Rurouni Kenshin. Mas se quer algo de novo, Samurai Deeper Kyo com certeza preenche esse vazio.

A história se passa durante a batalha de Sekigahara, no ano de 1600, onde Onime no Kyo (Olho Demoníaco) aparece lutando com Mibu Kyoshiro, quando algo inesperado acontece: um meteoro cai, e aparentemente ambos morrem. Quatro anos depois, Kyoshiro reaparece como um vendedor de remédios, sendo perseguido por uma caçadora de recompensas, por não ter pago uma conta de um restaurante. 

Durante uma desavença com um samurai (na realidade, um monstro), seus olhos se tornam vermelhos, e aí se percebe o que aconteceu... de alguma forma, o espírito de Kyo está aprisionado no corpo de Kyoshiro. Todo o enredo gira em torno desses acontecimentos, na luta entre os que querem trazer a alma de Kyo novamente ao corpo e os que procuram impedir que isso aconteça, pois Onime no Kyo é um homem extremamente perigoso. 

Produzido pelo Studio Deen e composto por 26 episódios, a história mantém um ritmo acelerado, pois não há um final certo, não existe uma disputa entre bem e mal. Nem Kyoshiro nem qualquer outro personagem são essencialmente bons ou maus, a única coisa que transparece são os ideais de cada um, a luta das pessoas pelo que acreditam, pelo que consideram correto, mesmo que aos olhos dos outros isso não seja lá muito honrado.




Dos personagens que realmente marcam presença, Kyo é o próprio capeta em forma de gente, mata sem ressentimento algum, mas chega até a ser carinhoso com seus dois amigos de jornada. Kyoshiro fala muito pouco... antigamente, ele era bonzinho, amistoso e tudo mais. Seu único problema, agora, parece ser a indecisão causada pelo espírito de Kyo. 

Entre os outros personagens, vale destacar Yukimura Sanada, um belo jovem, calmo, sorridente e uma fera lutando... onde será que eu já vi algo parecido? ^_^ Bom, pra quem costuma acompanhar "Vagabond", de Takehiko Inoue, a identificação será imediata, pois não há o que tirar de Seijuro Yoshioka, inclusive as feições, com traços muito parecidos. Também marca presença Migeira, um carinha super estranho, de cabelo cinza, com um olho de cada cor, uma espécie de metralhadora em uma das mãos e, se apenas isso não bastasse, ele aparentemente consegue ver o futuro (!!!).

Já pela abertura se nota todo o capricho dado à produção desse anime, movida pela belíssima "Ao no Réquiem", com um visual bastante elaborado, efeitos especiais e imagens em 3D que dão conta do recado tranqüilamente. Mas o destaque fica mesmo por conta da trilha sonora... se você fica apaixonado logo de cara pelo tema de abertura, o encerramento não deixa por menos: "Love Deeper" é de tirar o fôlego!



Samurai Deeper Kyo, como muitos outros animes, bate na mesma tecla, mas tem aquele temperão extra que cativa logo de cara. Lutas, espadas, morte, magia, religião e figuras monstruosas têm seu espaço garantido. O final em aberto do anime espera uma continuação... pra quem gosta de ação, taí um ótimo anime.

Cátia Nunes