Alternativos: Air Gekijouban
Ano: 2005
Diretor: Osamu Dezaki
Estúdio: Toei Animation
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 91 min
Gênero: Drama / Romance
Os 13 episódios de AIR foram uma agradável surpresa para os fãs de animes. Tanto que no mesmo ano (2005) foram produzidas duas outras versões de AIR: um especial de 2 episódios contando um pouco mais sobre a estória da princesa Kanna; e um "movie", que conta quase o mesmo enredo da série de TV. É desta última produção que falarei agora.
Como foi dito, o filme conta quase a mesma estória de AIR TV, então não vou escrever sobre ela aqui, pois vocês podem relembrá-la lendo seu respectivo "review" aqui mesmo na Animehaus. Vou focar meus comentários nas diferenças existentes nesse "movie". Como irei revelar aspectos da série de TV, essa parte do texto não é indicada para aqueles que ainda não a assistiram.
Primeiramente podemos perceber que alguns personagens com os quais Yukito se relaciona na obra original não estão presentes no filme. Até mesmo o cachorrinho Potato ficou de fora (na verdade ele faz uma participação bem curta). Esses cortes são perfeitamente aceitáveis pois, se eles não tivessem sido feitos, nós poderíamos ter dois péssimos resultados: um filme longo demais, ou corrido demais. Por isso a equipe de produção preferiu focar apenas nos personagens Yukito, Misuzu e Haruko, além de mostrar algumas cenas com Kanna e Ryura.
Outras duas diferenças em relação à série de TV dizem respeito à relação de Yukito com Misuzu, que agora é algo mais que uma amizade, e ao final do anime. Não vou contar aqui o que acontece, mas posso adiantar que, em minha opinião, o final conseguiu ser mais agradável, pois deu mais importância ao Yukito, que teve uma presença meio apagada nos episódios finais da série de TV.
No entanto, apesar de ter um final melhor, o desenvolvimento não ficou tão bom. Em comparação com AIR TV, o filme é bem menos empolgante. A emoção que os personagens passavam parece ter ficado desgastada. O resultado não foi ruim, pois continua sendo uma boa estória, mas creio que poderia ter sido muito melhor.
Tecnicamente também temos problemas. "Movies" e OVAs costumam ter uma qualidade de animação melhor que séries de TV. Mas, nesse caso, não foi isso o que aconteceu: visualmente o filme é inferior ao AIR TV. A animação está mais simples e o traço está menos detalhado. Com certeza o anime merecia ter um tratamento melhor nesse aspecto.
A parte sonora teve mais sorte. A trilha sonora continua fantástica, e inclui algumas músicas da versão televisiva, como a de abertura. Por sinal, a parte em que toca "Tori no Uta", logo no inicio, é um das melhores, pois faz o espectador relembrar tudo o que sentiu ao assistir AIR TV. Sobre a dublagem... bem, os dubladores são os mesmos, então a qualidade é a mesma. Em outras palavras, muito boa.
Finalizando: o filme é realmente muito inferior ao que vimos nos 13 episódios originais. No entanto, ainda é uma produção competente e deve agradar aos fãs da Yukito e Misuzu. Vale uma conferida.
André Pequeno