quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Black Cat (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 17/09/2006

Ano: 2005
Diretor: Shin Itagaki
Estúdio: Gonzo
País: Japão
Episódios: 23
Duração: 30 min
Gênero: Aventura / Sci-Fi / Shounen



Sven é um "free-lancer". Sua ocupação é capturar qualquer bandido que esteja sendo procurado por uma boa quantia de dinheiro. Em outras palavras, o cara é um caçador de recompensas. Apesar desse trabalho, nosso amigo é um cavalheiro (ou tenta ser), embora também seja quase um morto de fome, já que seus serviços não têm dado bons resultados nos últimos dias. Já Eve é uma bela e inocente jovem, conhecida por ser a arma biológica mais perigosa do planeta. Por esse motivo, tem sido mantida como prisioneira por um mafioso que almeja seus poderes. Por fim, temos Train Heartnet, também conhecido como Black Cat ou XIII, um frio e perfeito assassino membro da organização Chronos, responsável por manter a paz no mundo.

Mas o que esses três têm em comum? Train e Sven, devido a algumas circunstâncias, acabam se aproximando de Eve e os três se tornam amigos. No entanto, há um problema: a garota está sendo perseguida pela Chronos, e o nosso grupo de heróis precisa sair numa jornada para sobreviver. Mas, espera um pouco... Como Sven e Heartnet se conheceram? De que forma e por quais motivos eles se aproximaram da Eve? E se o Black Cat fazia parte da Chronos, por que diabos estaria indo contra ela agora?

Todas essas perguntas serão respondidas se você assistir aos primeiros episódios do anime. Na verdade, preferi não fazer um resumo do que acontece no inicio da série simplesmente porque esse inicio é bem movimentando. Como você pôde observar, nós temos três protagonistas de origens completamente distintas que, depois de passarem por algumas situações, têm seus destinos cruzados. A equipe de produção se preocupou em apresentar separadamente cada personagem para depois uni-los. Resumir tudo isso num review é bem complicado. Por isso resolvi escrever esses dois parágrafos apresentando, mas não detalhando, os personagens e estória. Creio que isso já seja suficiente para dar um pontapé inicial no texto.


Além dos três protagonistas, Black Cat possui uma enorme quantidade de outros personagens relevantes, o que é algo bem interessante, pois durante a série toda o espectador é apresentado a novas caras, fazendo com que o fator novidade sempre esteja em alta. Claro, com tantas pessoas assim, não foi possível aprofundar a personalidade e nem o enredo particular de cada um. No entanto, não considero isso um ponto negativo, pois mesmo que não sejam profundos, os personagens do anime são carismáticos e bem resolvidos. Talvez o único que tenha uma estória pessoal mais aprofundada seja Train Heartnet. Além dos personagens, o outro ponto forte dessa série está na originalidade. Você certamente nunca viu algo parecido com Black Cat. Do design ao enredo, é tudo bastante criativo. Isso faz bastante diferença, já que criatividade é uma das características responsáveis por prender a atenção das pessoas.

No entanto, apesar de toda essa originalidade, o anime ainda apresenta consideráveis clichês. Algumas das situações presentes nele são bem parecidas com as vistas em outras séries do mesmo gênero. Tais clichês estão presentes principalmente nos episódios finais. Mas isso não chega a ser o maior problema, afinal, algo comum não quer dizer necessariamente algo ruim. Entretanto, a última parte da série é, de fato, bastante lamentável e não se compara com o resto do anime. Os roteiristas viajaram demais e terminaram criando algo fora do contexto. Aparentemente, toda a criatividade que foi a marca da série acabou se esgotando nos capítulos finais, uma pena.

Na parte técnica Black Cat consegue se destacar. O anime faz ótimo uso das cores e da luz, promovendo um resultando bem interessante. Provavelmente esse visual diferente será a primeira coisa que você irá notar na obra. Em relação ao traço, ele não é tão criativo assim, mas ainda é interessante. Dos personagens, o que ficou com um visual mais legal foi o Sven, com seu cabelo verde, barba mal feita e terno branco. Mais parece um mafioso de segunda que um respeitável cavalheiro, como ele julga ser. Também podemos falar bem do som. As músicas da série são ótimas. A canção de abertura, por exemplo, é uma das melhores que já ouvi. Também há bons temas de fundo, principalmente nas cenas de ação. A dublagem foi aprovada, sendo a interpretação do vilão Creed o grande destaque. A voz do cara faz ele realmente parecer doidinho da silva (como de fato é).



Mesmo não tendo uma finalização exemplar e não sendo algo com tanto conteúdo, Black Cat consegue ser um anime extremamente interessante. Seus (muitos) personagens são ótimos, assim como seu visual. Um anime recomendado para quem quer se distrair um pouco assistindo a uma série de ação.


André Pequeno