quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Clannad ~After Story~ (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 18/12/2009

Ano: 2008
Diretor: Tatsuya Ishihara
Estúdio: Kyoto Animation
País: Japão
Episódios: 25
Duração: 24 min
Gênero: Drama / Romance / Comédia



Clannad foi originalmente uma série em "visual novel" (estilo de jogo baseado em textos e imagens) lançada para PC e videogames. Segundo uma pesquisa do grupo Dengeki, os japoneses consideram o primeiro jogo da franquia como o segundo game mais emocionante já feito, perdendo apenas para Final Fantasy X. Os títulos da série foram produzidos pelo estúdio Key, que também já lançou outros jogos que viraram animes, como Air e Kanon, os quais, inclusive, são bastante conhecidos por apresentarem grandes doses de drama e romance.

Em 2008 Clannad também virou um anime. Produzido pela Kyoto Animation, a série rapidamente se tornou um grande sucesso, entrando nas listas de favoritos de diversos fãs de anime. Clannad ~After Story~ é a continuação direta dessa primeira série.

Seu enredo começa de onde o original parou, tendo sua primeira parte dedicada aos arcos com personagens que ficaram meio apagados na primeira versão, como Youhei Sunohara e Misae Sagara. Num segundo momento, o anime passa a focar apenas na vida do casal Tomoya Okazaki e Nagisa Furukawa. Pode-se dizer que é a partir daí que o roteiro de After Story realmente começa, já que a primeira parte é apenas um complemento da primeira série.


Revelando-se uma produção com um clima bem mais pesado que a da versão anterior, After Story conta com diversas situações extremas. Infelizmente não dá para comentar nada aqui, pois isso acabaria estragando a surpresa de quem ainda não assistiu, mas eu posso afirmar que o roteiro é repleto de momentos muito interessantes, inesperados e, acima de tudo, emocionantes. Tudo isso vem acompanhando por um realismo e delicadeza raramente visto não apenas em animes, mas em qualquer obra artística de qualquer área. Clannad ~After Story~ é exatamente isso: uma produção artística de primeiríssima grandeza.

Na questão técnica, o anime consegue manter o mesmo padrão de qualidade da versão anterior, apresentando uma animação rica em detalhes, que chega a impressionar em diversos momentos (principalmente pelo inteligente uso das cores). A parte sonora também merece comentários positivos, pois é ela quem mais ajuda a transmitir boa parte da carga emocional do anime. As músicas de fundo são fantásticas, e os temas de abertura e encerramento também não desapontam. Eu gosto principalmente da canção de abertura, pois acho que ela traduz de forma perfeita os sentimentos que o anime procura passar para o espectador. A dublagem apenas segue o padrão japonês, quer dizer, não é nada menos do que excelente.



Para quem gostou e se emocionou com a primeira série, Clannad ~After Story~ é um anime obrigatório, pois apresenta uma qualidade de produção superior ao já altíssimo nível do original. Para mim, After Story é não só um dos melhores animes já produzidos, como também é uma das mais belas histórias de ficção já criadas para qualquer tipo de mídia.


André Pequeno