Ano: 2004
Diretor: Yasuhiro Takemoto
Estúdio: Kyoto Animation
País: Japão
Episódios: 12
Duração: 24 min
Gênero: Comédia / Romance
Considero a série "Full Metal Panic!" como uma das minhas favoritas. No entanto, quando ouvi falar que existia um FMP focado apenas na comédia, fiquei com o pé atrás. Tudo bem que Panic! tinha uma boa dose de humor, mas eu não achava que conseguiram fazer algo do mesmo nível em uma série completa. Infelizmente eu estava enganado: "Full Metal Panic? Fumoffu" é simplesmente um dos animes mais engraçados que eu já tive a oportunidade de assistir.
OBS: Esse review não é recomendado para aqueles que não assistiram pelo menos a primeira temporada do FMP original. Também não vou explicar a origem dos personagens, pois tudo isso pode ser encontrado no review do primeiro FMP aqui mesmo na AnimeHaus.
Como o esperado, Fumoffu se passa na escola japonesa onde Kanami Chodori e Sousuke Sagara estudam. Claro, Sagara continua com a missão de vigiar e proteger Chidori; e a garota continua com a missão (ainda mais difícil) de "educar" e livrar o sargento de confusões. Lembra-se de algumas situações que os dois se meteram nas séries anteriores? Sim? Então, os problemas que acontece nesse anime são parecidos, só que muito, mas muito mais engraçados.
Imagine que alguém leva um vírus mortal para uma escola, e esse vírus vaza acidentalmente numa sala de aula, infectando todos os que estão lá dentro. Essa é uma das muitas situações surreais você encontrará no anime. Em todos os episódios o Sagara se mete em alguma confusão assim, resultando em episódios muito engraçados e bem bolados.
Além de Kaname e Sousuke, outros personagens marcam presença nessa série. Os já conhecidos colegas de classe: Kyoko Tokiwa, Shinji Kazama e Inaba Mizuki, além dos amigos militares: Teletha "Tessa" Testarossa, Melissa Mao, Kurz Weber, que fazem uma espécie de participação especial. Os novos personagens são todos estudantes. Temos o presidente do conselho estudantil, Atsunobu Hayashimizu, e sua assistente, Mikihara Ren, além do brigão Issei Tsubaki e da versão mais jovem de Kurz Waber, Ono D. Desses, o que eu mais gosto é do Hayashimizu. Ele aparenta ser um cara bem calmo e controlado, mas foi ele quem convidou Kanami e Sagara para serem membros do conselho estudantil. Por isso já da pra ter uma idéia da verdadeira personalidade da figura. Também vale comentar que depois de "Fumoffu", Sousuke passou a fazer parte do meu TOP 10 de personagens: o cara é realmente demais.
Tecnicamente a série segue o mesmo padrão de alto nível de seu antecessor, ou seja, a animação é de primeira, mesmo com personagens bastante detalhados em cena. O único problema é que, pra mim, o traço de alguns dos personagens é um pouco exagerado. Por exemplo, a Kaname tem um cabelo azul bem chamativo, que combinado com aquele uniforme escolar dela fica algo meio "cheguei!". Mas não é nada que atrapalhe. O departamento sonoro também agrada (como sempre). A produção conta com ótimas músicas de fundo e canções de abertura e encerramento, cantadas pela Shimokawa Mikuni, responsável também pelas músicas dos outros FMP, além de outros animes (como o tema de Kino no Tabi). Por sinal, Mikuni acabou se tornando uma das minhas artistas preferidas de j-music.
O pessoal da Kyoto Animation conseguiu realmente uma façanha: transformar uma série de ação numa ótima série de comédia. Esse anime é altamente recomendado para todos aqueles que curtiram o primeiro "Full Metal Panic!" (e também o "FMA: The Second Raid", que foi produzido após Fumoffu).
André Pequeno