quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Full Metal Panic! The Second Raid (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 15/06/2006

Ano: 2005
Diretor: Yasuhiro Takemoto
Estúdio: Kyoto Animation
País: Japão
Episódios: 13
Duração: 24 min
Gênero: Comédia / Drama / Aventura



Continuando com sua missão de proteger Kaname Chidori, o sargento Sousuke Sagara continua estudando (e se dando mal) numa escola japonesa, enquanto faz "bicos" lutando contra grupos terroristas e exércitos de todo mundo. No entanto, essa situação começa a mudar, pois parece que os "whispered", pessoas com conhecimento profundo sobre qualquer tipo de armamento (como Kaname), não estão sendo mais perseguidos.

A Mithril então toma uma decisão: tirar Sousuke do posto de guarda-costas de Kaname. Claro, mas eles não deixariam a garota totalmente sozinha. Sempre houve um agente secreto que observava os dois de longe, e ele continuará ativo para proteger a jovem. Em meio a tudo isso, vários sérios conflitos estão ocorrendo ao redor do mundo e, ao que parece, todos eles estão sendo causados por uma só organização terrorista. Por isso, a Mithril não pretende ficar parada e segue para tentar entender o que está acontecendo... e, claro, Sagara vai junto.

Este é um pequeno resumo do que acontece nos primeiros episódios de "Full Metal Panic! The Second Raid" (2005), continuação de "Full Metal Panic!", série que fez um grande sucesso em 2002, misturando romance, comédia, ação, robôs gigantes e temas sérios relacionado a guerra. "The Second Raid" segue o mesmo esquema de seu antecessor, fazendo uma "mix" com todas as características, porém, desta vez, parece que a comédia foi deixada um pouco de lado. Ela ainda existe, mas num teor menor. Talvez porque Raid tenha 13 episódios, a metade do que o original tinha, e, por isso, os produtores tiveram que economizar nos momentos descontraídos para desenvolver melhor o enredo. Outra diferença notável é o aumento da violência. Sim, no original tínhamos sangue e gente morrendo, mas aqui as cenas violentas ocorrem com mais frequência e são, definitivamente, mais fortes. Entretando, isso não é um ponto negativo: a violência foi bem pensada e é até legal ver tais cenas, pois elas não parecem forçadas nem fora do contexto.


Sobre os personagens, a maioria são os mesmos: o Sargento "sem noção" Sousuke Sagara, a furiosa Kaname, os dois amigos militares Mellisa Mao e Kurtz Weber, e a comandante Theresa Testarossa (rival de Kaname). Claro, além deles ainda temos todo o resto da tripulação do submarino da Mithril, além do pessoal da escola. Dentre os novos personagens, temos três vilões fantásticos: primeiramente Gates, um cientista doidão responsável por muitas da cenas brutais da série. Com certeza ele é um dos vilões mais pirados que o mundo dos animes já conheceu. Também temos as gemeas Xia Yu Fan e Xia Yu Lan, as quais lutam seguindo ordens de seu "mestre". As duas inicialmente podem parecer apenas duas assassinas frias, mas depois suas verdadeiras personalidades vão aparecendo, e a relação existente entre as duas e seu misterioso "mestre" (quem será esse cara!? Quem viu o original já deve ter um palpite) vão ganhando destaque.

Tecnicamente o anime se mostra muito bom. Apesar do estúdio de produção ser outro (o original foi produzido pela GONZO, e este pela Kyoto Animation), a qualidade e o estilo do antecessor foram mantidos. Mesmo com traço bonito e datalhado (embora meio exagerado em alguns personagens), a qualidade se mantém num alto nível para uma série de TV. As cenas de ação estão ainda melhores. O mesmo pode-se dizer de alguns efeitos gerados por computador (CGs), que eram bem toscos no original (tá, eles ainda não estão bons, mas melhoraram sim). A parte sonora também continua a mesma: belas músicas de abertura e encerramento cantadas pela Shimokawa Mikuni (também responsável pelos temas dos outros FMPs) e boas canções de fundo. A dublagem, como sempre, está OK.



Quem assistiu a Full Metal Panic! com certeza deve ter ficado com vontade de repetir. Tá certo que temos o divertido "Fumoffu" (2003), mas por este ser uma série de comédia, não pode ser considerado uma continuação. Então, se você viu o original e quer ver Sousuke e Cia. em ação mais uma vez, assista "The Second Raid" sem medo, certamente é uma ótima pedida.


André Pequeno