quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

School Rumble (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 15/06/2006

Alternativos: Sukuran
Ano: 2004
Diretor: Shinji Takamatsu
Estúdio: Studio Comet
País: Japão
Episódios: 26
Duração: 23 min
Gênero: Comédia / Drama / Mistério



Harima Kenji é o maior "bad boy" do colégio, no entanto, ele é apaixonado por Tsukamoto Tenma, a qual, por sua vez, gosta do Karasuma-kun, o qual prefere um bom prato de "lamen". Essa é a premissa básica para uma das séries de comédia mais engraçadas do mundo dos animes. Particularmente é a minha preferida dentro desse gênero.

O que faz "School Rumble" ser tão bom? Certamente o principal motivo são os personagens. Além desses três já citados, existem outros (muitos outros) personagens fantásticos, e todos donos de uma personalidade bastante original. Por exemplo, o Harima: conforme o comentado no primeiro parágrafo, o cara é um verdadeiro "bad boy". Se você já teve a oportunidade de assistir a uma quantidade razoável de animes, provavelmente deve ter dado de cara com algumas figuras desse tipo. No entanto, o Harima, mesmo sendo aquele típico "maloqueiro" da escola, consegue cativar por ter características bastante peculiares. Em primeiro lugar, o cara é perdidamente apaixonado por uma garota que, digamos, não faz muito sucesso entre os meninos. E, em segundo lugar, pode-se dizer, esse amor é do tipo platônico. Sim, temos um "bad boy" durão que é, ao mesmo tempo, sensível e que sofre profundamente por seu amor não correspondido. Ah, é bom não esquecer, ele sofre, mas, para nossa sorte, de maneira completamente bizarra. Até mesmo para trocar simples palavras com a Tenma o cara faz um drama mexicano e fica mais nervoso que o Rubinho quando o carro quebra. Sem falar que, durante o anime, devido a diversas circunstâncias, Harima vai mudando o seu jeito de ser e, gradativamente, deixando o seu lado "bad boy" de lado (mas não o abandonando totalmente).

E não é só o Harima que merece destaque, todos os outros personagens também pois, como eu disse, são todos muito interessantes. Outro personagem que eu gosto bastante é a Tsukamoto Yakumo, irmã mais nova de Tenma. Apesar de ser mais nova, ela parece ser mais velha e faz, de fato, o papel de irmã maior. É uma pessoa bem calma, mas que carrega um grande problema: o fato de conseguir ler a mente dos homens. E, claro, sendo ela bonitinha, certamente os pensamentos lidos por ela não são lá muito agradáveis. E, para piorar, um tal de Hanai Haruki é doido pela garota. Diferente dos outros, ele é sincero e seus pensamentos refletem sua atitude. Mas, infelizmente, o cara é um verdadeiro mala por não se enxergar e ser insistente.

Além dos ótimos personagens, o humor apresentado na série é inteligente. As situações são muito bem boladas e, ao contrário do que possa se pensar, não são tão simples. As relações entre os personagens são bastante valorizadas, e o humor é cuidadosamente enquadrado em tais relações. Outro ponto notável são as sátiras: freqüentemente o anime faz referência a outras séries. Por exemplo, o programa de TV no qual Tenma e Harima são vidrados é um seriado sobre samurais, cujo nome é algo como: "Os Animais que Matam Gente". Estes seriados são bem comuns no Japão. Também há referências a outros animes. como em um certo episódio, no qual alguns personagens resolvem ir para escola a toda velocidade em suas bicicletas e, num determinado momento, a animação tradicional muda para uma animação em CG (completamente tosca), onde os ciclistas passam a mil por um carro branco. Alguém aí pensou em "Initial D"?

Certo, temos bons personagens e um humor bem feito, mas e a parte técnica? Nesse quesito, "Rumble" também é merecedor de elogios. A animação é ótima para uma série de TV, as cores foram muito bem usadas e o traço é agradável. O interessante é que, embora seja uma série de comédia, "School Rumble" é tão movimentado quanto um anime de ação (dos mais frenéticos), ou seja, os produtores realmente não economizaram dinheiro e deixaram os animadores livres para fazer o seu trabalho (sim, isso é algo positivo, pois muitos animes não saem como deveriam por conta do orçamento limitado). A parte sonora é outro destaque: a dublagem é ótima, principalmente a do Kenji e a da Tenma. Também não podemos esquecer as músicas, que combinam perfeitamente com o clima da série, principalmente a do clipe de abertura.



Talvez o único problema desse anime seja o final. Apesar do último episódio ser um dos mais engraçados, ele não faz um "fechamento" da série, deixando a impressão de: "ué, cadê o final?". Tudo bem, a série ganhou uma continuação direta recentemente (School Rumble Nigakki, ainda em exibição no Japão), mas ainda assim eles poderiam ter feito um episódio que "fechasse" pelo menos a primeira temporada. Felizmente esse foi o único defeito relevante que eu percebi nesse fantástico anime. Sendo assim, não tenho mais nada a dizer, a não ser que "School Rumble" é simplesmente obrigatório: assista já!


André Pequeno