quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Victorian Romance Emma (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 20/03/2007

Alternativos: Eikoku Koi Monogatari Emma
Ano: 2005
Diretor: Tsuneo Kobayashi
Estúdio: Studio Pierrot
País: Japão
Episódios: 12
Duração: 25 min
Gênero: Histórico / Romance



Para quem gosta de história e curte séries com um clima mais relaxante, Victorian Romance Emma (2005) é o anime definitivo. Baseado no mangá de Kaoru Mori, a trama, que acontece durante o Período Vitoriano (1837-1901), aborda o relacionamento entre dois personagens residentes em Londres. O primeiro deles é Emma, uma simples empregada que trabalha na casa de uma velha senhora chamada Kelly Stowner. O segundo é William Jones, jovem aristocrata e principal herdeiro da família Jones.

Como vocês já devem ter imaginado, o tema central desse romance é a grande diferença de status entre os dois protagonistas, a qual é agravada pelo fato de William estar perto de assumir os negócios da família, e pelo fato do pai dele, querendo aumentar a influência de seus negócios, estar tentando arranjar um "bom" casamento para o filho.

Embora o tema seja sério, o anime não possui um clima muito pesado. Como foi dito no primeiro parágrafo, é uma produção até bem relaxante. Mesmo possuindo alguns momentos dramáticos, o anime mantém quase sempre uma boa atmosfera, sendo o personagem Hakim Atawari responsável por grande parte disso. Atawari é um legítimo príncipe indiano: ele resolve tirar umas (longas) férias e o local de descanso escolhido é a casa de seu melhor amigo, William Jones. O burguês por si só já é um personagem engraçado e, quando se junta ao Atawari, sai de perto. O indiano, por sinal, traz consigo uma grande comitiva, com direito a elefantes e concubinas.

Apesar desses dois camaradas brilharem juntos, os melhores momentos da série são mesmo quando Emma e William estão próximos. É interessante observar a curiosa combinação entre os dois protagonistas: Jones é um jovem curioso, expansivo e, por vezes, imaturo, enquanto Emma é introverdita e calma. Pode-se dizer que, durante as cenas em que estão juntos, os dois se completam perfeitamente.

Produzido pelo estúdio Pierrot, Victorian Romance Emma apresenta uma qualidade técnica de primeira. A preocupação com a fidelidade histórica é notável. É possível perceber vários traços da mentalidade da época, como a fascinação dos burgueses pela idéia do progresso (William é um entusiasta das descobertas científicas e tecnológicas). Porém, o maior destaque nesse sentido fica por conta da direção artística dos cenários: A Londres do século XIX foi, certamente, recriada nos mínimos detalhes. Mesmo interiores da habitações e os objetos que compõem os cenários foram desenhados com extremo cuidado. Assim como o visual, a parte sonora também foi bem cuidada, se fazendo presente uma boa dublagem e trilha sonora bastante comepetente - o tema de abertura é uma música instrumental muito bonita.



Como já foi comentado, se você gosta de história e está procurando um bom e relaxante romance, Victorian Romance Emma é o seu anime. O único contra seria o fato dele ter um final em aberto. Entretanto, recentemente foi anuncianda uma segunda temporada da série, que deve estrear em Março de 2007. Portanto, esse único ponto negativo já pode ser desconsiderado.


André Pequeno