quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Tekkonkinkreet (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 04/10/2008

Alternativos: Tekkon Kinkreet
Ano: 2006
Diretor: Michael Arias
Estúdio: Studio 4ºC
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 111 min
Gênero: Aventura / Drama / Violência



Tekkonkinkreet é uma animação ímpar. Em qualquer aspecto que se escolha, ela se destaca. Produzido em 2006 e baseado no mangá de Taiyo Matsumoto, publicado aqui pela Conrad com o nome "Preto e Branco", é uma benção que esteja disponível para compra e locação no nosso (muito) limitado mercado de animes. E o mais impressionante é que esta é a primeira obra do diretor Michael Arias, nascido nos EUA mas que mudou-se para o Japão, um especialista em CG que tinha planos para adaptar esta obra desde 1996. Tekkonkinkreet foi animado pelo Studio 4°C, responsável por obras como Animatrix e Mind Game, e conta com profissionais que trabalharam para estúdios famosos como o Ghibli.

A história é a seguinte: duas crianças chamadas Preto e Branco são os Gatos, uma gangue de dois indivíduos (?!?) que domina a Cidade do Tesouro. Ambos são garotos órfãos que cresceram na rua e vivem de roubos. A Cidade do Tesouro é, na verdade, um distrito cercado por dois rios e que tem como única ligação com a cidade em si uma ponte e um trilho de trem. Na Cidade do Tesouro há diversas gangues, mas elas não têm como objetivo se destruírem para ganhar o poder. Simplesmente querem seu lugar ao sol. Há brigas entre gangues, mas estas disputas não são sérias, e não duram muito ou deixam inimizades. A Cidade tem seu próprio equilíbrio, que é quebrado quando a Yakuza (máfia japonesa) quer dominar a cidade para construir um parque de diversões e faturar com isto. A história em si é meio esquisita, mas a narrativa e o "storytelling" são maravilhosos, prendendo o telespectador e fazendo-o se emocionar com cada cena. Embora haja muitos momentos meio psicodélicos, eles nunca duram tempo demais para estragar o andamento da história como um todo, que tem um ritmo muito bom e que só se perde no final do filme, o qual deixa algumas coisas confusas e sem explicar.

Há muitos personagens, embora Preto e Branco sejam os mais importantes e interessantes. Preto tem um sorriso maligno e uma sede por sangue que só é controlada quando ele está perto de Branco. É impulsivo e esperto, dedicado a cuidar do seu amigo a qualquer custo. Branco é mais novo que Preto e extremamente inocente. Embora não seja muito esperto, é muito sensível e admira Preto acima de tudo. A amizade dos dois é tão convincente que é impossível não se emocionar com os momentos de dedicação ou os sacrifícios que um faz pelo outro. Os outros personagens têm nomes que indicam algo sobre eles, como Serpente, Choco, Velho, e outros. O simbolismo é um fator marcante no filme, principalmente nas mensagens constantes sobre equilíbrio e paz.

A parte gráfica do filme é soberba. As animações em CG são praticamente indistingüíveis da tradicional. Tudo tem um traço fino, como se fosse feito com bico-de-pena, e é muito colorido. Cada cena é repleta de detalhes, e o filme tem um estilo próprio, diferente das animações comuns mas, ainda assim, bonito e expressivo. Os personagens parecem mais japoneses, com olhos estreitos e pele amarela. Algo interresante é que o filme teve seus cenários criados integralmente em 3D, com os personagens sendo inseridos depois. Isto torna possível os incríveis jogos de câmera que fazem o filme parecer menos uma animação e mais uma superprodução de cinema nas batalhas. A sonoplastia é muito bem feita, as vozes combinam perfeitamente com os personagens, e os efeitos sonoros são mais que convincentes. A versão brasileira peca por não ter legendado a música de encerramento. A melodia é bonita, mas nem imagino do que fala a letra ^^



Tekkonkinkreet é um filme ótimo e, de certa forma, desconhecido. Vale a pena dar uma conferida, tanto pra quem só quer ver algumas lutas quanto para alguém que busca algo profundo sem ser maçante. Poderia ter um final mais bem feito, mas continua sendo uma ótima opção. Mas cuidado! Apesar do traço, o anime é desaconselhável para crianças em função das cenas fortes de violência.

Heider Carlos