quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Abenobashi Mahou Shouten Gai (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 24/09/2005

Alternativos: Magical Shopping Arcade Abenobashi
Ano: 2002
Diretor: Hiroyuki Yamaga
Estúdio: Gainax / Madhouse
País: Japão
Episódios: 13
Duração: 24 min
Gênero: Comédia / Aventura / Sci-Fi



Abenobashi foi um anime que me atraiu primeiramente pelo seu traço. Vi uma imagem dos protagonistas e achei bem interessante, então baixei o primeiro episódio para ver do que se tratava. Abenobashi Mahou Shouten Gai é um anime de comédia do estúdio Gainax (Evangelion, Karekano), ou seja, é praticamente garantia de qualidade.

O enredo gira em torno de Sashi e Arumi, dois jovens que vivem em Abenobashi (ou apenas Abeno), um famoso bairro comercial japonês. No anime, a origem desse bairro está relacionada com alguma magia mística envolvendo as quatro famílias que fundaram o lugar. Sashi é membro de uma delas, e Arumi de outra. Cada família possui a estátua de algum animal sagrado em seu principal estabelecimento. Acredita-se que elas protegem e mantêm o equilíbrio do bairro. Mas, em um acidente, o avô de Arumi quebra uma dessas estátuas e, com isso, coisas estranhas começam a acontecer para os dois jovens, até que eles são transportados para um outro mundo.

A partir daí Sashi e Arumi seguem tentando voltar para o seu universo de origem enquanto, acidentalmente, acabam indo parar em outros mundos que, na verdade, são versões diferentes e bizarras do bairro de Abenobashi, com os mesmos moradores inclusive. Durante os 13 episódios a dupla passa por difíceis situações em dimensões alternativas cada vez mais malucas. Por exemplo, o primeiro mundo visitado é um baseado em jogos de RPG, também há outro em que o tema são artes marciais, outro onde só existem mafiosos no estilo americano, etc. Esta é uma fórmula realmente interessante, pois deixa quem está assistindo curioso pra ver como será a próxima Abenobashi e, principalmente, quais serão os novos papeis dos moradores nela.


Os protagonistas da série são personagens bastante carismáticos. Arumi é bem ativa e "um pouco" temperamental. Sashi é o melhor! O cara é meio retardado, nunca entende as coisas e não costuma prestar atenção em nada (o que deixa Arumi "p" da vida). Vale dizer que toda essa confusão é, de alguma forma, culpa de Sashi. Outra coisa bem interessante é a dublagem desse personagem: ele tem um sotaque bem estranho, o que deixa a impressão de que ele é ainda mais idiota. Fora esses, temos outros personagens interessantes que sempre aparecem fazendo papéis diferentes em cada mundo: basicamente são os familiares e conhecidos de Sashi e Arumi. A apenas volumosa Mune-Mune e o misterioso "tio de cabelo azul" não possuem ligação com o mundo real, mas têm grande importância no enredo.

A comédia apresentada no anime é baseada em sátiras de diversos animes e filmes. É muito engraçada a forma com que as situações acontecem, até as séries da própria Gainax estão presentes. A batalha de robôs no terceiro episódio é um das partes mais engraçadas, parecendo uma mistura de Evangelion, Gundam e Power Rangers. No entanto, a série nem sempre consegue manter o alto nível. Enquanto alguns episódios são muito engraçados, outros são bem chatinhos. Mas certamente isso não vai fazer você parar de assistir, principalmente porque o anime não se sustenta apenas na comédia. Também há um bom enredo que envolve os motivos relacionados a essas estranhas viagens pelas diferentes Abenobashis.

Como eu já havia comentado, o traço dos personagens é legal e até diferente. Mas o que merece destaque aqui são as caras que Sashi e Arumi fazem, realmente muito engraçadas. Na parte sonora, o anime conta com uma ótima dublagem (principalmente a de Sashi) e boas músicas. A de abertura é bem diferente e possui uma letra interessante (leia-se "louca"). O problema está no clipe da abertura. Pelo menos na versão que assisti, a abertura era apenas uma edição das imagens do primeiro episódio.



Abenobashi Mahou Shouten Gai é um anime de comédia que oferece muita diversão, ótimos personagens e um enredo bastante criativo. Vale a pena dar uma conferida neste ótimo trabalho da Gainax.


André Pequeno